
O Dia dos Namorados , comemorado a 14 de fevereiro tem origens no festival romano da Lupercalia , realizada em meados de fevereiro. O festival, que celebrava a chegada da Primavera, incluía ritos de fertilidade e juntava homens e mulheres, por sorteio. No final do século V, o Papa Gelásius I proibiu a celebração da Lupercalia, que foi substituída pelo Dia de São Valentim. Contudo, o Dia dos Namorados só passou a ser celebrado como um dia de romance em meados do século XIV.
Embora tenha havido vários mártires cristãos chamados Valentim, o dia pode ter recebido o nome de um padre que foi martirizado, por volta de 270 DC, pelo imperador Cláudio II . Segundo a lenda , o imperador proibiu a realização de casamentos durante a guerra, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes. Contra a ordem do imperador, o bispo continuou a celebrar casamentos. Quando foi descoberto foi preso e condenado à morte. Durante o seu encarceramento apaixonou-se pela filha cega do carcereiro e, milagrosamente devolveu-lhe a visão. Antes da sua execução, Valentim escreveu uma carta de despedida que assinou como “de seu Valentim”.
A troca de postais e cartas entre namorados proliferou até à atualidade.
Referência: Valentine’s Day | Definition, History, & Traditions. (2022). Retrieved 13 February 2022, from https://www.britannica.com/topic/Valentines-Day
m
mm
m
Conteúdo relacionado:
- Livros para Amar | PNL2027
- Dia de São Valentim | PNL2027 (2019)
- Dia de São Valentim: Uma Lenda Repleta de Tradição | National Geographic
- Dia dos Namorados | Wikipédia
- Valentine’s Day | Britannica