Estudo mostra que se deve apostar nas ciências sociais para melhorar a competência de leitura

Foto retirada do estudo

Este estudo, da responsabilidade do Instituto Thomas B. Fordham (setembro 2020), procurou perceber qual a relação que existe entre o aumento de horas semanais em disciplinas da área das ciências sociais e a melhoria da leitura dos alunos nos primeiros cinco anos de escolaridade.

O estudo envolveu 6829 alunos e os resultados revelam que a melhoria da competência da leitura está relacionada com o aumento do trabalho nas disciplinas de estudos sociais (história, cidadania e desenvolvimento, geografia, língua estrangeira, música).

Os dados recolhidos são claros e mostram que, em média, os alunos do 1.º ao 5.º anos que tiveram um acréscimo de 30 minutos, por dia, na área das ciências sociais, melhoraram em 15% a competência da leitura, o que não se verificou com o acréscimo de trabalho na disciplina de língua materna.

As conclusões alertam assim para a importância das ciências sociais no sucesso escolar dos alunos, nomeadamente ao nível da leitura. O estudo recomenda que, ao invés de se apostar em atividades de compreensão da leitura, se deve reinvestir esse tempo nas áreas da geografia, história e cidadania.

Fonte: Adam Tyner and Sarah Kabourek. Social Studies Instruction and Reading Comprehension: Evidence from the Early Childhood Longitudinal Study. Washington D.C.: Thomas B. Fordham Institute (September 2020). https://fordhaminstitute.org/national/resources/social-studies-instruction-and-reading-comprehension

Advertisement

2 thoughts on “Estudo mostra que se deve apostar nas ciências sociais para melhorar a competência de leitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s